-
Arquitetos: D/Form Architects
- Ano: 2023
-
Fotografias:Studio Bowie
Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga fábrica Eldemühle em Parchim, que foi a última grande fábrica em operação em Mecklenburg, renasceu como "Kulturmühle Parchim". Em maio de 2023, a histórica fábrica de farinha foi reaberta após uma extensa renovação e ampliação. Neste verão, o novo centro cultural celebra seu primeiro ano de sucesso, com mais de 14.000 visitantes ao museu e cerca de 29.000 espectadores em 200 apresentações teatrais.
No Dia da Arquitetura deste ano, com o lema "SIMPLESMENTE (RE)CONSTRUIR", Kilian Enders, arquiteto principal e sócio fundador da D/FORM ARCHITEKTEN, guiará os visitantes interessados pelo conjunto, explicando o projeto, sua abordagem arquitetônica e oferecendo insights sobre o processo de construção. Após quinze anos fechada, a Eldemühle foi revitalizada pelo distrito de Ludwigslust-Parchim. Através de uma extensa renovação e expansão conduzida pela D/FORM ARCHITEKTEN (com escritórios em Berlim e Alt Kentzlin), em colaboração com a empreiteira geral HTG Hoch- und Tiefbau Gadebusch GmbH, foi criado um complexo cultural versátil. O complexo agora abriga o "Teatro Estadual de Mecklenburg para o Drama do Norte Alemão" (Fritz-Reuter-Bühne), o "Teatro Infantil e Juvenil" (Junges Staatstheater Parchim) e o "Museu da Cidade de Parchim".
Localizada entre as antigas fortalezas da cidade e um braço do rio Elde, a Kulturmühle Parchim funciona como um centro cívico. No seu núcleo está o teatro, alojado em um novo anexo. O teatro possui um palco centralizado, além de oficinas, espaços de ensaio e camarins nos andares superiores, proporcionando condições ideais para apresentações e ensaios. O caráter industrial e as qualidades espaciais do complexo de moinhos de seis andares, listado como patrimônio histórico e datado de 1897, foram cuidadosamente preservados. Os visitantes ainda podem apreciar as históricas paredes de tijolos, tetos com vigas de madeira e estrutura de aço, agora expostos. Os novos acabamentos mantêm intencionalmente uma aparência crua e rústica, realçando o charme histórico do edifício.
Uma moderna extensão foi adicionada ao antigo pátio do conjunto, seguindo as proporções, materiais e estrutura vertical do prédio do moinho, mas interpretando esses elementos com uma expressão arquitetônica contemporânea: A fachada curva de tijolos cria a impressão de uma cortina de teatro. A área ribeirinha do novo conjunto molda a paisagem urbana e convida o público a explorar Parchim como um local residencial e cultural animado. O movimento fluido das antigas correias transportadoras do moinho foi transformado em um caminho de circulação para os visitantes, conectando o saguão compartilhado através de uma escadaria central entre as áreas antigas e novas do prédio. A transformação em um centro cultural dinâmico revitalizou com sucesso o Moinho Elde, preservando sua identidade e importância histórica para Parchim.